sábado, 12 de junho de 2010

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!

(a imagem acima foi retirada do site www.shutterstock.com )

Origem do dia dos namorados:


O Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil. Nos Estados Unidos e na Europa a comemoração tem um significado um pouco diferente e acontece no dia 14 de fevereiro, com o nome de “Valentine's Day”, quando são celebrados não só o amor, mas também a amizade. Nessa data começa a temporada oficial de acasalamento dos pássaros que moram no hemisfério norte.

Antes de saber-se disso, contudo, havia em Roma, no ano de 270 a.C., um bispo chamado Valentino, que contrariava as ordens do imperador Claudius II e casava secretamente os casais apaixonados. O imperador não aprovava casamentos porque, a cada união, ele perdia um soldado, que preferia ficar com sua esposa a lutar. Claudius tentou impedir que Valentino realizasse os casamentos, mas, como não conseguiu, mandou prendê-lo para, posteriormente, executá-lo.

Enquanto aguardava sua execução na prisão, Valentino apaixonou-se pela filha cega do carcereiro, que, misteriosamente, voltou a enxergar, atribuindo-se ao bispo Valentino o milagre e até mesmo o questionamento sobre ser ele um santo.

Valentino foi executado dia 14 de fevereiro. Em homenagem ao seu sacrifício pelo amor, institui-se nessa data o “Valentine's Day”. A comemoração em si foi originária de um festival romano antigo, chamado Lupercalia, que homenageava, ao mesmo tempo, Juno - a deusa romana das mulheres e do casamento - e Pan - o deus da natureza. Mas ocorria em 15 de fevereiro. Nesses tempos do Império Romano o calendário era diferente e fevereiro marcava o início da Primavera. O festival tinha, então, caráter primaveril e talvez daí surgisse a tradição de sortearem-se os nomes de moças e rapazes. A escolhida pelo destino seria a querida por todo o ano... Muitos dos casais sorteados ficavam juntos por toda a vida. O emergente catolicismo aproveitou para fazer do mártir um santo e, ao antecipar a data da antiga festa romana para o dia da morte de Valentim, apropriou-se para sempre da celebração do Dia dos Namorados

Apesar das datas e das intenções da comemoração terem diferenças entre os países, o importante é que todos celebram o amor. 

No Brasil, nosso Dia dos Namorados é uma jogada comercial, como pretexto para troca de presentes em um mês em que o comércio não costumava lucrar muito. A data surgiu em São Paulo no dia 12 de junho de 1949, numa iniciativa da loja Exposição Clíper. Foi uma adaptação do “Valentine´s Day” americano. O publicitário João Dória, presidente de uma das grandes agências de publicidade de mundo, foi quem importou a iniciativa, e a idéia foi apoiada pelos comerciantes. No entanto, propuseram a troca da data para junho, época de baixas vendas na cidade. Foi escolhido o dia 12 por ser véspera de Santo Antônio.


Nenhum comentário: