terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Presente para eles




Gravata é um presente não muito caro e cuja história pode "romantizar".

Reza a lenda que a origem das gravatas decorre do costume das namoradas e esposas croatas de presentearem seus amados, quando estes partiam para a guerra, com lenços que simbolizavam seu choro pela partida. Os lenços eram usados pelos soldados ao pescoço como sinal de que se lembravam de suas "respectivas", simbolizando e incentivando a fidelidade! Depois foi disseminado o uso das gravatas pelo Rei Sol e hoje é símbolo de elegância.

Veja:

"Segundo Miti Shitara, professora de história da moda da faculdade Santa Marcelina, há registros de uso de lenços no pescoço por soldados chineses, no século III A.C. e também entre o Exército da Roma Antiga, como sudário. "O lenço protegia não só do calor, mas também servia para estancar sangue e limpar a boca, por exemplo."

No Ocidente, a história mais conhecida sobre a origem da gravata data de 1618, quando um regimento croata passou por Paris durante a Guerra dos Trinta Anos usando um lenço no pescoço. Segundo Shitara, em entrevista ao G1 por telefone, o adereço, usado com renda e depois chamado de 'cravate' (derivado da palavra 'croata'), virou moda na França, e passou a ser usado pela nobreza e pela realeza - Luis XIV foi um dos adeptos do novo estilo."


Nenhum comentário: