segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Qual é a cor que mais atrai as mulheres?


Qual é a cor que mais atrai as mulheres?
A resposta é simples, vermelho. Uma pesquisa recente publicada no Journal of Experimental Psychology mostrou que esta tons avermelhados fazem com que os homens passem a impressão de que são mais poderosos. De acordo com a pesquisa, mulheres que vêm os homens de vermelho acreditam que eles têm um status melhor, são mais ricos e mais capazes de ascender socialmente. E isto estaria ligado à capacidade de atração.


O vermelho funcionaria de maneira semelhante em todos as culturas. De acordo com os pesquisadores, Japão, África  e China ligam esta cor ao status social. Na Roma Antiga, os homens importantes era conhecidos por usarem vermelho e o tapete usado para receber pessoas importantes também é do mesmo tom. Segundo a pesquisa, a atração pela cor tem raízes biológicas, já que muitos primatas, com o babuíno, têm o vermelho destacado na coloração de seus machos alfa, geralmente os mais ativos no acasalamento, segundo o Discovery News.


Andrew Elliot, responsável pelo estudo, diz que a cor desperta um tipo de sentimento animal nas mulheres. A pesquisa foi realizada com 288 mulheres e 25 homens, todos heterossexuais ou bissexuais. Os participantes deram notas para fotografias de homens vestindo camisa vermelha (algumas coloridas pelo computador) quanto à atratividade e a vontade que tinham de namorar, beijar e realizar atividades sexuais com eles. Os entrevistados também relataram outras qualidades dos homens avaliados, como gentileza, simpatia e extroversão.

Os resultados mostraram que os efeitos do vermelho estão ligados a status e romance, faz com que o homem pareça mais poderoso e sexualmente desejável, mas não mais sociável. O estudo foi conduzido com participantes do Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e China, o que indicaria que a sensação despertada pela cor não depende da cultura e está mais ligada à questões biológicas.

Nenhum comentário: